Quando o trabalhador urbano é demitido sem justa causa tem direito a sair 2 horas mais cedo do trabalho durante o mês de aviso ou pode terminar o aviso 7 dias antes – recebendo da empresa/produtor sem trabalhar – para que possa procurar um novo emprego.

Para o trabalhador rural, também é prevista jornada reduzida com a mesma finalidade, a de se recolocar no mercado de trabalho. Porém, como normalmente o trabalhador rural fica em áreas mais afastadas e de difícil acesso – o que dificulta o deslocamento com tempo hábil para procurar novo emprego em outras fazendas ou na cidade – ao invés das 2 horas de redução diárias, o trabalhador rural tem direito a redução de 1 dia por semana para procurar novo emprego.

Já o safrista tem um contrato prazo determinado e, por isso, não tem direito ao aviso prévio. Porém, se encerrar o contrato antes do término da safra, receberá a indenização correspondente a metade da remuneração que teria direito até o término do contrato e a multa indenizatória de 40% do FGTS.

Quer saber mais sobre aviso prévio para trabalhador rural? Então deixe seu comentário ou entre em contato. Nossos advogados especialistas no assunto terão o prazer de lhe orientar.